Regina, 60 anos

O que eu aprendi com a minha mãe

A primeira coisa que aprendi com a minha mãe foi a cantar. “É tão calma a noite, a noite é de nós dois”. Depois aprendi a jogar ping pong. Todos em casa gostavam tanto que até compramos uma mesa. Aprendi a cortar as unhas, a escovar os dentes, aprendi a esperá-la chegar do trabalho, aprendi a esperá-la chegar no trabalho, aprendi que a coisa mais gostosa do mundo é baguete de salame com catupiry da padaria Real, de Indaiatuba.

Aprendi a dirigir com a minha mãe e no dia em que vendemos o Palio que ela tinha, ela me deixou ir guiando até o centro da cidade. Eu tinha 16 anos e foi a primeira vez que vi minha mãe me deixar fazer alguma coisa errada. Acho que ela estava cansada de me levar. Também, minha mãe me levou ao clube, ao clube de tiro, ao futebol, ao basebol, ao catecismo, à escola, à escola de inglês e ela até me mandou pra Itália e pra psicóloga. Com a minha mãe eu aprendi que ninguém tem resposta pra tudo. Aprendi que não saber também não tem problema.

Com a minha mãe eu aprendi a trabalhar. Como trabalha a minha mãe, de dia, de tarde e de noite. E quando não está trabalhando está estudando. Minha mãe me ensina a viver sem tempos mortos.

Uma das coisas mais importantes da minha vida eu aprendi com a minha mãe. Eu estava no terceiro colegial e passava um tempo considerável no bar do lado da minha escola, jogando sinuca. Um dia, final de tarde, o carro da minha mãe estacionou na frente e dele desceu uma fera. Tinha o rosto vermelho e gritava: “O que você está fazendo aqui, menino? Você tem vestibular! Não pode ficar no bar que nem esse bando de desocupados”

Eu nunca mais voltei àquele bar, por vergonha e porque com a minha mãe eu aprendi a ser mais responsável. Aprendi mais com a minha mãe do que com qualquer outra pessoa.

Hoje é seu aniversário e eu quero lhe ensinar uma coisa: que eu a amo mais do que ela pode imaginar! 

Feliz aniversário mamãe, você é fantástica!

Leave a Reply

