O que se move

Além de dançar e atuar, Caetano escreve e dirige. Não o Veloso, o Gotardo.
Usávamos cabelo bem comprido quando eu o conheci, ainda nas aulas da faculdade. Hippies, jovens, inocentes e cheios de sonhos. Depois de assistir a “O que se move”, sinto que a única coisa que mudou foi o corte de cabelo. Caetano continua puro!
São três histórias, são três filhos, três famílias, três canções e ainda assim, é um filme só.
Na primeira, acompanhamos um garoto, filho da professora, em seus últimos dias de férias, aproveitando as noites na frente do computador; na segunda, nos intriga o mal estar físico de um pai enquanto sua mulher, também de férias, prepara o almoço; na última história, um casal emocionado se prepara para o encontro com um garoto que anseia conhecer.
Eu escrevo pouco sobre o enredo para não estragar as surpresas, que são o presente do Caetano Gotardo para o seu público. O filme é um dos melhores que vi em muito tempo.
Eu amo cinema e vejo todos os tipos de filme: da Disney, de Ação, Europeus, Animações (amo desenho animado!) porque todos os filmes, no fundo, tem uma história e eu amo histórias. Gostei a mais do filme do Caetano por que saí com a sensação de que ele contou a história acima do bem, do mal. Seu único compromisso era com o humano por trás de cada história: uma tarefa difícil. E cumprida com louvor: o filme dá a impressão de um diretor e uma vida que se entrega ao que acontece, como alguém que planta as verduras, rega e deixa que elas cresçam.
Sim, tenho muitos preferidos, amigos preferidos, primos, tias e tios preferidos. Este é mais um dos meus filmes preferidos.
E numa sessão discreta, com um público silencioso, não consegui me conter e gritei, entre os aplausos: BRAVO!
Parabéns Caetano!

Leave a Reply

