“Se dê o seu tempo”

Tenho muita sorte por ser ator. Encontro pessoas sensíveis e apaixonadas como companheiros de trabalho e na maioria das vezes trocamos impressões e aprendizados que garimpamos a cada trabalho. Os conselhos vão desde escolher um lugar silencioso para cochilar depois do almoço em uma gravação até dicas valiosas sobre como encarar textos e personagens.

A primeira vez que escutei a expressão “se dê o seu tempo” foi ainda na escola de teatro: um dos professores, um baixinho endiabrado que nos dava aulas de interpretação insistia para que tomássemos o tempo que precisasse, às vezes até a mais, para que uma cena acontecesse. Recentemente, num curso sobre Shakespeare, ouvi novamente esse conselho: “Tome seu tempo para dizer suas falas: ninguém vai interrompê-lo até você terminar.”

Acontece comigo de querer apressar algumas coisas: aprender mais rápido a cantar ou tocar violão, chegar mais rápido nos meus compromissos, superar mais rápido minhas perdas. Não funciona assim.

Esse chicotinho faz parte de uma velha conhecida minha: a dona Exigência, uma senhorinha magrinha, de personalidade áspera e severa, que mora aqui dentro de mim e que de vez em quando dá seus chiliques pra me atormentar.

– Geraaaaaaaaaldo, o que você está fazendo com esse violão? Essa pestana ainda não saiu direito.

– Eu estou aprendendo.

– Mas Geraaaaaaldo, como está desafinado.

– Calma, vou tentar de novo.

– Geraaaaaaaaldo, porquê essa cara hoje?

– Olha, dona Exigência, é melhor você maneirar um pouco com essas cobranças! A última coisa que eu preciso é de alguém que só sabe apontar os defeitos e dizer o que não está bom. Que tal se você começar a perceber o que nós já avançamos? Os rés, dós, sóis e lás que estão saindo bonitinhos e a música que eu já aprendi?

– Ah, mas…

– “Ah, mas…” não! Eu vou me dar o meu tempo. Passar bem.

E assim eu encerro a conversa com ela, mais leve e mais aberto para experimentar o que pode acontecer.

É o que eu quero compartilhar essa semana!

Abração e bom fim de semana!

Leave a Reply

