A liberdade do outro eleva a minha ao infinito!

Image

 Quando eu era adolescente (e revolucionário) eu li num livro chamado “Textos anarquistas” essa frase e ela nunca mais saiu da minha cabeça: “a liberdade do outro eleva a minha ao infinito”. Eu gostei da frase porque ela me ajudou a traduzir um sentimento meu de que nós estamos interligados e à medida em que nos esforçamos por um propósito, trazemos conosco uma rede de pessoas.

“Conta-se que Francisco de Assis, o São Francisco, foi pregar nas Arábias, para um sultão chamado Melek El Khamil. As cruzadas estavam na moda e muita gente lutava e morria, tentando convencer os outros sobre que fé seguir.

No meu íntimo imaginário, Francisco atravessa o campo de batalha destemido, depois de meditar consigo mesmo e se dirige ao Sultão:

– Irmão, Xeique Melek El Khamil, eu estou aqui para te dizer que eu te amo e que você foi um presente especial que eu ganhei esse ano.

Hoje é meu aniversário e eu tive medo de morrer no caminho até aqui e tive medo que você não me recebesse. Assim, estar aqui frente a frente com você, para mim já é uma honra.

Você é um presente porque me colocou a seguinte pergunta: como posso conviver com você e chegar a amar isso que acontece entre nós? Essa distância e esse abismo entre a minha fé e a sua fé?

O presente foi eu descobrir que a sua fé não destrói a minha fé, e o que quer que você acredite, não muda quem eu sou, e os meus credos não mudam quem você é.

Você crer que Maomé é o único profeta não transforma a inspiração que eu aprendi de Jesus Cristo e eu espero que ouvir sobre Jesus Cristo não diminua a sua fé: pelo contrário. Quero que saiba que o Amor que eu aprendi a sentir é a única herança que eu quero que você leve desse encontro.

Você me ensinou que respeitar a sua fé me aproxima da minha fé e esse presente eu vou levar para o resto da minha vida!

Obrigado e que a paz esteja com você!

E abraçando o Xeique, Francisco continuou sua caminhada, certo de que estava mais próximo do seu propósito!”

Boa semana!

Geraldo

Leave a Reply

