Pina e outros pilares!

 

Pina Bausch ganhou um documentário póstumo dirigido por Wim Wenders que está em cartaz nos cinemas em 3D e que eu tive o privilégio de assistir.

O que eu mais gostei no filme? A forma despretensiosa como Pina é retratada, mulher-artista-criança; a multiplicidade de personalidades dos dançarinos da sua companhia e a forma como cada um se recorda dela com carinho e como nos transmitem a sensação de que, além da intimidade profissional, compartilhavam intimidades de suas personalidades, suas timidezas, suas conquistas, sensações; a dança como Pina encarava, servia para que cada um expressasse seus sentimentos, sem a necessidade da afirmação pela técnica.

Assistindo ao filme, inevitável não me lembrar de artistas e de pessoas que são importantes para mim. Gero Camilo é um deles! Há algum tempo atrás assisti sua peça “A Casa Amarela” que é uma das mais bonitas que já vi. Gero encarna Van Gogh, o pintor, em sua temporada em Arles, em sua relação com Gauguin e em sua paixão pela pintura. Brasileiro, Gero ainda soma à experiência do pintor a sua própria experiência com seus amigos e com seu país, nas cores das tintas que usa em cena, nas músicas que canta (!), no seu jeito tão divertido e positivo de ver a vida.

E me lembrei de Martha Graham, dançarina, coreógrafa, que segundo dizem, foi quem disse que na vida, nossa missão é simplesmente ser quem somos. E que por essa singela e grande missão, ser quem ela é, foi uma das maiores bailarinas que o mundo já recebeu.

Falo dessas pessoas que são famosas mas não é só delas que me lembro. Me inspira a alegria de Tallis Moreno, nosso diretor de cena em “R&J”, me inspira a força interior da maioria das pessoas que conheço e que em mar aberto em meio à tempestade, seguem remando e procurando a sua terra firme.

Quero recomendar esse filme, “Pina”, porquê, feito depois da sua morte, o filme também reflete sobre o tempo que passa e que me dá a chance de experimentar a vida. Essa vida que pelos olhos de Pina e de Wim Wenders, é bonita, é bonita e é bonita!

É o que quero compartilhar essa semana!

Abração em todos vocês!

2 responses to “Pina e outros pilares!

  1. Adorei o texto Gera, feliz por vc ter compartilhado isso, me refletiu pois é muito do que ando buscando…O Filme é realmente incrível!

Leave a Reply

