Uta Hagen

Não sei há quanto tempo atrás comprei pela internet o livro de Uta Hagen, “A challenge for the ator” (Um desafio para o ator). O livro chegou e demorei a ler, inclusive não terminei, mas até onde fui ela já me deu lições importantes sobre atuação.

A autora é de origem alemã e cresceu nos Estados Unidos onde trabalhou em companhias de teatro, na Broadway e OFF-Broadway e deu aulas para ótimos atores de cinema e teatro americanos.

De uma carreira longa e obsessivamente dedicada, a atriz compartilha dicas, dúvidas, experiências e brincadeiras que ao longo dos anos ela colecionou. E da investigação obstinada de como aprender a atuar, ela encontrou pérolas de humanidade, algumas das quais insistem em me visitar e que quero escrever aqui.

Para confiar no que está fazendo no palco, ela costuma observar-se no dia a dia e percebeu que estava sempre atenta a “que impressão estou causando nas pessoas?”. Decidiu mudar a pergunta e começou a atentar para “que impressão as outras pessoas causam em mim?”.

Me entusiasmei tanto com a Uta que adotei essa brincadeira e os frutos são adoráveis. É como se eu ganhasse um passaporte do Playcenter só por estar aí, brincando de Uta Hagen.

Há gente tão doce e leve que dá logo vontade de abraçar e outros tão irritados que depois de “Oi!” quero dizer “Tchau!” e sair correndo. Hahahaha!

Se um dia eu conhecer a Uta (é, ela não está mais viva, com esse negócio de morte levando os velhinhos queridos por aí), vou agradecer pelo livro e pelo ingresso na montanha russa!

É o que eu quero compartilhar essa semana.

Abração e bom carnaval!

Geraldo

One response to “Uta Hagen

  1. Pingback: Mudanças e mais mudanças | Geraldo Rodrigues

Leave a Reply

