A pedra do sábio chinês

Um homem teve um sonho e nesse sonho uma voz lhe dizia que ele devia empurrar uma pedra enorme que havia no seu povoado. Quando o homem acordou ele decidiu fazer o que aquela voz lhe sugerira e bem de manhãzinha foi até a pedra e começou a empurrá-la. A pedra era enorme e não se moveu um centímetro. O homem empurrou o quanto pode e então foi para seu trabalho habitual. No dia seguinte ele acordou e de novo foi até a pedra para empurrá-la e assim por um mês inteiro ele empurrou, sem que a pedra fizesse o menor movimento, até que depois de um mês ele se levantou e não foi mais empurrá-la, afinal, a pedra não se movera praticamente nada todo aquele mês.

Nessa mesma noite o homem sonhou de novo e no sonho aquela mesma voz lhe perguntava porque ele tinha parado de empurrar a pedra e o homem respondeu:

– Oras, eu estime empurrando a pedra o mês inteiro e ainda assim ela não se moveu!

– Mas quem te disse que a pedra se moveria? No entanto, você já viu como estão seus músculos? Já percebeu como você acorda todas os dias com um propósito? Já percebeu como você está decidido e forte? Continue empurrando e em algum momento a pedra se moverá…

Eu me lembro dessa história e me pergunto qual é o seu significado. O quê é a voz, o quê é a pedra,  o quê devo fazer? Confesso que não tenho resposta para nenhuma dessas perguntas, mas gosto muito da história porque para qualquer direção que eu siga, ela faz sentido. Não importa o quê, nem para onde, é preciso caminhar. Como dizia o personagem no fim do filme: Anda, anda, anda…

E imaginando que a história seja daquelas antiiiigas, contadas pelo sábio chinês, me sinto fazendo parte porquê desde muito tempo atrás nossos antepassados empurraram suas pedras para chegarmos até aqui.

Boa sorte com sua pedra! Eu também estou empurrando!

Leave a Reply

