Janô

A escola ensina um montão de coisas: ler, escrever, somar, delta e báskara, geometria e gramática. Ensina educação física e artística. Ensina a estudar para as provas e às vezes, sem que a escola ensine, nós aprendemos outras tantas coisas: aprendemos a prestar atenção, a ficar quietos, a fazer bagunça, a colar na prova…

Passa o tempo e eu penso que nem sempre ter sido bom aluno na escola significa que eu vou me realizar no que eu estou fazendo. Isso depende de experiências diferentes: me apreciar, ser amoroso comigo, confiar, me divertir. E sempre é tempo para aprender a fazer isso, mesmo fora da escola. Aliás, qualquer lugar serve para se realizar, uns mais que outros, mas em alguma medida se por acaso eu cheguei a uma certa profissão ou a uma certa tarefa, é possível me divertir aí onde eu estou.

Essa introdução foi para compartilhar uma frase que não aprendi na escola. Aliás, das coisas que aprendi na escola, me lembro mais facilmente das divertidas (como da professora Ágnes, do Universitário de Salto, que ensinava as trocas entre o sistema sangüíneo e as células cantando: tó o oxigênio, me dá o gás carbônico).

A frase é: eu sou minha maior obra de arte.

Porquê ela se tornou importante para mim? Porque na escola eu aprendi a buscar uma boa nota pra passar de ano ou pra me realizar, mas agora que eu sou adulto, as boas notas não me preenchem mais… Parece que eu preciso de algo mais. Quero coisas diferentes: liberdade, leveza, um sentido pra vida.

Quando me lembro dessa frase, volto a colocar o foco no lugar onde posso encontrar isso: em mim, na minha intuição. Minha energia volta lá da imaginação, para o aqui e agora e o que eu estou sentindo no meu corpo.

E isso que eu quero compartilhar essa semana é em homenagem ao Antônio Januzelli, o Janô. Janô é professor de teatro e deu aulas fantásticas pra (não estou exagerando) milhares de pessoas. Sempre o ouvi dizer que o caminho do ator é o homem. E essa é das coisas que eu me lembro de ter aprendido na escola.

Obrigado, Janô.

Um abração e boa semana!

Geraldo

Leave a Reply

