Além da estrada

Dois jovens adultos se conhecem numa viagem pelos pampas uruguaios. Ele quer conhecer o terreno que herdou de seus pais, recém-falecidos, ela está atrás de um homem que conheceu em outro lugar e por quem se apaixonou. E no decorrer da viagem a convivência vai unir os dois.

“Além da estrada” é o nome dessa história que estréia essa semana nos cinema e vale o ingresso! Pela bela história pra onde o espectador é transportado, acompanhando os dois personagens que se aproximam e se afastam, temerosos de se amarem mais e ao mesmo tempo impotentes diante da atração e do afeto que insiste em crescer entre eles. Os atores levam a história toda com leveza e despudor muito carismáticos. Sem ser uma comédia, tem passagens de “matar de rir”.

Eu gostei a mais do filme porque se passa no Uruguai, em locações parecidas com os lugares que conheci quando fui para lá: pastos para o gado, campos e fazendas para criação de cavalos, estradas de terra daquela amarela, de areia com pedrinhas miúdas. Os personagens do filme também eram conhecidos meus: gaúchos criadores de cavalos, senhoras com mate na varanda de casa, homens de meia-idade andando de bicicleta com uma vara de pescar amarrada no quadro.

Guilhermina Guinle e Naomi Campbell também participam. A primeira no papel de uma amiga do rapaz e a segunda como ela mesma, criticando a disparidade entre a quantidade de modelos brancas e negras nos desfiles de alguns estilistas.

Além da estrada, do casal, dos pampas e das lindas artistas, o filme merece ser visto pela intimidade que atravessa a tela e porque quando percebi estava rindo ou torcendo pra que a história continuasse.

E o final guarda uma surpresa muito bonita pra quem assiste que tem a ver com o porquê do filme ter sido feito: a sensação de liberdade e acolhimento que a infância entre família muitas vezes nos proporciona e que essa história permite reviver.

É a dica de filme que eu tenho pra compartilhar essa semana!

Abração e bom finde!

Geraldo

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s