Depois daquela viagem


Hoje comecei uma viagem nova: é uma peça de teatro. Vamos (sim, é um grupo!) montar uma adaptação do livro Depois daquela viagem de Valéria Piassa Polizzi.

A história é conhecida de muita gente. Valéria contraiu o vírus da AIDS ainda nos primórdios da doença no Brasil e no mundo e passou por uma experiência dura de internações, preconceito, perda da saúde. O livro é um romance em que ela conta tudo pelo que passou, ao mesmo tempo em que reflete e compartilha o que aprendeu com tudo isso. A peça vai seguir o mesmo caminho.

Somos um elenco jovem, com média de idade de vinte e cinco anos. São oito mulheres e seis homens se revezando em vários personagens para contar a história da Valéria.

Quando terminamos a leitura da peça hoje, eu tive uma sensação muito boa com relação à montagem: temos uma história linda para contar! Sim, linda! A maior qualidade da Valéria no seu livro e nessa peça é que ela usou tudo pelo que passou para rever seus próprios preconceitos e para alimentar o sonho de um mundo melhor, onde a cultura ajuda as pessoas a se aproximarem, num processo infinito de rever os próprios pontos de vista e de mudanças. Linda também porque a experiência de saber através da doença que pode haver um fim para o que estamos vivendo traz uma sensação de urgência e ao mesmo tempo de fruição para Valéria: as conquistas mais simples passam a ter outro valor, as relações passam a ter outro sabor, o amor passa a ter outro significado.

Eu estou muito agradecido à Valéria pela coragem de escrever tudo pelo que passou num livro tão sensível, divertido e tocante e estou feliz de começar essa nova viagem. Sinto vontade de dizer como escutava meus colegas dizerem quando eu ainda estava na escola de teatro: Que seja doce!

Um beijão e boa semana!

Geraldo

Advertisements

2 responses to “Depois daquela viagem

  1. adorei o livro e também adoraria poder assistir a peça! parabéns pela iniciativa
    beijo.

  2. O livro é muito interessante,praticamente
    o colégio todo já teve a honra de ler…..Parabéns!Tudo muito incrível.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s