O que eu aprendi com meu pai

 

A primeira coisa que eu aprendi com meu pai foi a rir. Rir de mim mesmo e dos outros. Meu pai é bem-humorado.

Aprendi a cantar a música “Tá lá o corpo estendido no chão…” que ele gosta tanto. Aprendi que o parafuso entra girando num sentido e sai girando em outro.

Um dia eu estava ajudando-o a fazer uma instalação de canos de água na nossa casa e parecia muito fácil quando ele fazia. Tão fácil que eu quis experimentar e pedi para fazer também. Ele deixou e para mim não foi tão fácil. Eu aprendi que pra aprender era preciso insistir.

Eu aprendi a dormir cedo pra ter disposição durante o dia, aprendi a desenhar e projetar as coisas na minha cabeça antes de realizar. Aprendi a dar cavalo-de-pau com o carro. Aprendi tanta coisa que é impossível dizer tudo.

A coisa mais importante da minha vida, eu aprendi com meu pai, muito cedo. Minha família foi assistir a uma exposição de flores na Holambra, uma cidade de imigrantes holandeses no interior de São Paulo. As holambrenses dançaram música típica da Holanda vestidas com suspensório e tamancos de madeira e eu me perguntava se os tamancos eram pesados. Curioso, perguntei para o meu pai se eram e ele me disse:

– Vai perguntar pra ela!

Eu senti medo, mas atravessei a multidão de pernas até encontrar os tamancos. Olhei para a dona e perguntei se eram pesados. Ela me deu pra segurar e eu vi que não eram.

Aprendi que eu era capaz de atravessar meus medos.

Nunca me esqueci do dia dos tamancos, assim como nunca vou me esquecer de tudo que aprendi com meu pai.

Hoje é seu aniversário e quero lhe presentear com essa homenagem.

Obrigado, pai. Você é fantástico!

Pequeto

2 responses to “O que eu aprendi com meu pai

  1. Lindo texto!

Leave a Reply

