João Carlos Martins

Há algumas histórias que me inspiram. A de João Carlos Martins é uma delas. Pianista, ele perdeu os movimentos de uma das mãos, depois os movimentos da outra mão e sofreu um acidente neurovascular num assalto, o que paralisou o seu lado direito por um tempo. Sua superação e incrível capacidade o levaram a recuperar os movimentos perdidos no acidente e a estudar regência aos sessenta e quatro anos de idade, transportando sua sensibilidade como pianista para sua nova carreira: maestro.

Eu admiro a perseverância do maestro. Admiro sua grandeza de estudar uma nova carreira aos sessenta e quatro anos. Eu inclusive sou grato a ele porque no dia quinze de junho ele fez uma apresentação com sua Orquestra Filarmônica Bachiana à qual eu pude assistir. Foi comovedor, e até mais que isso, foi indescritível assistir e escutar sua orquestra. E foi um presente escutá-lo contar suas experiências e como seu pai foi sua grande inspiração.

Após ter diagnosticado um câncer terminal no estômago aos trinta e seis anos, o pai de João Carlos ouviu o médico dizer a sua esposa que ele teria seis meses de vida. Quando pôde, interpelou o médico para confirmar se a previsão era aquela mesmo e quando o médico disse que sim, o paciente pai respondeu: “É porque o senhor não me conhece”. E muito tempo depois, aos cento e dois anos, o pai de João Carlos morreu de acidente.

Algumas vezes eu penso que sou menor do que realmente sou, enxergo minhas limitações mas não enxergo minha grandeza. O caso de João Carlos Martins me serve como um farol na orla do mar: ele ilumina o ponto onde posso chegar e orienta meu barco nos dias e noites.

Me sinto privilegiado por conhecer a história do maestro e decidi compartilhá-la.

Grande abraço,

Geraldo

Leave a Reply

